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Vendas de armas da Taurus cresce no Brasil 47,4% e empresa apresenta lucro líquido de R$ 295,8 milhões
Publicado em: 10/08/2022
Mesmo com dólar médio de R$ 4,93, Taurus mantém forte desempenho operacional. Aqui no Brasil por exemplo, a receita com a venda de armas para brasileiros apresentou crescimento de 47,4%, quando comparado o primeiro semestre de 2022 ao mesmo período do ano passado e a empresa leopoldense apresentou lucro líquido de R$ 295,8 milhões.
A Taurus manteve a rentabilidade operacional, com a margem bruta de 48,6% no primeiro semestre de 2022, superando o mesmo semestre de 2021 em 2,7 pontos percentuais, e margem Ebitda de 34,4%, com alta de 1,1 p.p. no mesmo período de comparação. No segundo trimestre de 2022, a margem bruta foi de 47,6%, também apresentando aumento em relação ao registrado no segundo trimestre de 2021 (+2,0 p.p.).
A empresa atingiu ótimos resultados, mesmo considerando as mudanças das condições do mercado e da valorização do real em relação ao dólar médio, que foi de 5,8% na avaliação semestral e 6,8% na comparação entre o segundo trimestre de 2022 e 2021. Como as vendas são, em sua maior parte, realizadas no exterior (68,4% da receita do 1S22), a queda na cotação do dólar pressiona essa parcela da receita, que é convertida em moeda nacional ao ser contabilizada no resultado da Companhia. Mas, com um mix de produtos mais rico e maior produtividade operacional, a Taurus superou a lucratividade alcançada no ano passado, o que comprova que o modelo de gestão é ágil e assertivo.
Segundo o CEO Global, Salesio Nuhs, tecnologia é a palavra-chave na Taurus. “Nós entendemos que tecnologia e inovação têm que fazer parte do nosso cotidiano e, por isso, nossos investimentos têm sido também direcionados para P&D e aquisição de equipamentos no estado da arte. Mantemos nosso plano de investimentos, financiado pela forte geração de caixa da Companhia e, também, com a possibilidade de retomar a captação de recursos no mercado de crédito. A tomada de financiamentos, no entanto, será sempre realizada com muito critério, mantendo a baixa alavancagem financeira da Taurus, de forma a garantir um caixa saudável que permita remunerar os acionistas de forma adequada”, afirma.
Novo contrato
A Taurus também está negociando um contrato de nacionalização da tecnologia de aplicação de DLC (Diamond Like Carbon), que envolve a implantação de uma moderna fábrica no condomínio de fornecedores, localizado na unidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Essa tecnologia, que hoje já é utilizada no cano da pistola GX4 na fábrica americana, estará disponível para a Taurus no Brasil.
A empresa tem mais novidades, como a entrada em um novo segmento de negócio: a produção de supressores (ou silenciadores). É um passo estratégico importante para a Companhia, que passará a atuar neste mercado mundial atualmente estimado em US$ 400 milhões, conforme fonte da Associação Americana de Supressores, e que apresenta forte potencial de crescimento.
“Estamos continuamente trabalhando para identificar as tendências e aproveitar as oportunidades do mercado. Temos nossa inteligência de mercado e a flexibilidade em termos operacionais para nos adequarmos às mudanças do mercado atual e aproveitarmos para crescer ainda mais nos EUA e no Brasil. Estamos reforçando nosso time de marketing e contratando novas agências de publicidade, sendo uma nos EUA e duas no Brasil. Ao mesmo tempo, em termos operacionais, ampliamos a parcela de nossas linhas de produção dedicada à fabricação de revólveres, produto clássico, cuja demanda é mais estável no mercado norte-americano”, explica Salesio Nuhs.
A Taurus tem também flexibilidade em termos de distribuição geográfica das vendas. Com o aumento da demanda no Brasil, nos últimos meses direcionou maior parcela da produção para atender o consumidor nacional. No lançamento, os estoques da GX4 Graphene na maioria das lojas brasileiras, por exemplo, se esgotaram em apenas dois dias. A primeira loja conceito, localizada em Brasília, tem apresentado desempenho acima do esperado. O projeto desenvolvido de modo a criar maior aproximação com o consumidor, terá sua segunda unidade na cidade de São Paulo, onde as obras já foram iniciadas.
Fonte: Berlinda News-BR - WEB